segunda-feira, 29 de março de 2010

Uma Nova Roleta Russa
Você se lembra das populares salas de bate-papo dos anos 90 ou do quase finado Mirc, em que era possível conversar com desconhecidos à vontade? Nos últimos anos, esses serviços continuaram ativos, porém com menor expressividade. A popularização dos programas de mensagens instantâneas como MSN, GTalk e outros foi um tanto responsável por isso. No entanto, há alguns meses, novos serviços ressucitaram esse tipo de atividade.

O primeiro foi o Omegle, onde é possível conversar com estranhos, sem utilizar nenhum tipo de registro, nem mesmo um nickname. Você é direcionado aos outros usuários on-line de forma radômica e só se identifica se desejar. Ou seja, se antes você interagia com dezenas de usuários numa sala de bate-papo, mas mantinha um certo controle, agora, você fica totalmente ao acaso. De qualquer forma, se alguém lhe incomodar é só apertar a tecla Disconnect.



Interface do Omegle

Na nova onda, o serviço que tem chamado mais atenção é o Chatroulette. O site funciona da mesma maneira que o Omegle, com a diferença da utilização de vídeo. Logo na entrada, o serviço pede acesso a webcam do computador e, assim, o usuário vai conversando, vendo e interagindo com pessoas do mundo inteiro.


Interface do Chatroulette

Além de diversão, para alguns, o site também pode causar constrangimento. Isso porque, muitos usuários aproveitam-se do anonimato para procurar por cybersex. Então, não se espante se por acaso, ao invés de um rosto desconhecido, você se deparar com imagens obscenas; é mais comum do que se imagina. Em todo caso, é bom manter o botão de Next engatilhado.

Nos Estados Unidos, o serviço virou mania e é bem comum conversar com americanos. O Chatroulette chamou tanta atenção que já foi realizada uma pesquisa para tentar traçar um perfil do usuário. De acordo aos números, 89% são usuários do sexo masculino e 43% encontram-se nos EUA. A pesquisa tenta ainda traçar o número de pervertidos que utilizam a rede. Foram analisados 2883 perfis e você pode encontrar um resumo do resultado em português no blog Link do Estadão. Além disso, ele virou pauta de diversos jornais americanos, incluindo o divertido The Daily Show, um programa que mistura jornalismo e humor. No vídeo (em inglês), o âncora Jon Stewart comenta a cobertura.



Gráfico mostra que quase 50% dos usuários estão nos EUA


Mas nem só de cybersex vive o Chatroulette. É bem comum também se deparar com imagens engraçadas, como cachorros, gatos, bonecos, pessoas mascaradas ou fantasiadas. Na semana passada, um usuário em específico chamou atenção. Identificado como Merlon, ele apresenta improvisações de piano para a alegria de quem está do outro lado da tela. Abaixo, você pode conferir o vídeo da "apresentação".


0 comentários:

Twitter Updates

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Membros