segunda-feira, 5 de abril de 2010

O que fazer com o seu lixo eletrônico
Identificada pela hashtag #descarteeletronicos, a última série que realizamos via Twitter falava sobre o que fazer com computadores, notebooks e outros equipamentos de informática quando eles não servem mais para você. Durante a semana, fizemos um apanhado de projetos e ONG's que trabalham para transformar o lixo eletrônico em utilidade.

O primeiro abordado foi o programa de reciclagem da Dell, que oferece gratuitamente o serviço para todos os produtos da marca. Através do site, você pode fazer o pedido, informando nome, endereço e tipo de equipamento, que a Dell vai até sua casa recolher o material. Nesse link, está disponibilizado instruções para embalagem do equipamento a ser reciclado como notebooks, desktops, impressoras e outros produtos. É importante lembrar que a solicitação deve ser feita com 5 dias de antecedência. A empresa mantém parcerias com ONG's como a Pensamento Digital, que promove a inclusão digital.

O segundo projeto da nossa série foi o Computadores Para Inclusão. A iniciativa envolve a administração federal e parcerias com o objetivo de recondicionar equipamentos para a informatização de centros comunitários, escolas e bibliotecas. Os aparelhos são doados por órgãos do governo e empresas privadas, recondicionados por jovens que estão em oficinas profissionalizantes mantidas pelo próprio projeto e encaminhados ao destino final. No site é possível encontrar as instruções para doação. O Computadores Pra Inclusão tem sedes em diversos estados do país. Na Bahia, de acordo as informações do site, a primeira sede já está em fase de implantação.

Dando continuidade, falamos do CDI Inclusão Digital. O objetivo do projeto é tornar a tecnologia acessível a todos, através de soluções inteligentes e criativas. Eles aceitam doações de notebooks, desktops e diversos equipamentos de informática. O CDI possui sedes espalhadas pelo país, incluindo uma na Bahia. Durante a série, conseguimos as informações através do site, que infelizmente encontra-se fora do ar hoje, mas você pode se informar sobre as atividades do projeto no blog da sede baiana do grupo.

Na quinta, foi a vez do projeto MetaReciclagem. O projeto faz aproveitamento de lixo eletrônico, transformando máquinas antigas em novos computadores, além de peças de arte, artesanato e robôs. O projeto existe desde 2002 e começou como uma lista de discussão. Até hoje, o MetaReciclagem não possui uma sede física propriamente dita, mas tem membros em todo país. Ele funciona como uma rede auto-organizada que promove o reaproveitamento de tecnologia para transformação social. Se você se interessou pela inciativa, pode começar a participar fazendo um cadastro no site.

Na sexta, falamos do trabalho dos irmãos Joandro e Joseval Araújo. Em Salvador, a coleta desse lixo eletrônico é um tanto deficiente, no entanto os irmãos iniciaram um trabalho de coleta desse material, juntamente com a Limpurb. Você pode ligar para eles e agendar um dia para que eles coletem os equipamentos em sua casa, os números estão disponíveis neste link. Os aparelhos são desmontados, as partes tóxicas enviadas a empresas especializadas em São Paulo e as outras peças reaproveitadas. Para saber mais, acesse a matéria do Jornal A Tarde ou veja o vídeo abaixo, reportagem veiculada pela TVE.



0 comentários:

Twitter Updates

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Membros