terça-feira, 2 de março de 2010

Nas Ondas da Web
Semana passada foi a vez de realizarmos via twitter uma série sobre Rádios Online, que podia ser acompanhada através da hastag #radiosonline. A verdade é que, desde a popularização do formato mp3 e com players cada vez mais acessíveis, as estações de rádio tradicionais têm voltado sua programação para uma linha mais jornalística e informativa com o objetivo de manter sua audiência. Já na web, alguns sites mantém serviços que se assemelham às rádios, alguns fazendo de você um dj, outros destinados a estilos alternativos que não aparecem tanto nas mídias usuais e até rádios laboratórios de produção universitária.

No primeiro dia, falamos do Last.fm. Além de ouvir músicas, o Last.fm funciona também como uma rede social. Nele, você pode criar um perfil e ir adcionando suas bandas favoritas ou baixar o Scrobbler, um programa que identifica e preenche sua biblioteca virtual com as músicas que você ouve no computador. Nas páginas das bandas você encontra informações sobre eventos e shows, além de sugestões de outros grupos que fazem um som semelhante. Quando adiciona algum amigo, o Last.fm informa a sua compatibilidade musical com aquela pessoa, que pode ir de muito baixo a super. No final do ano passado, o Last.fm divulgou uma lista com os 40 melhores álbuns de 2009. O site possui versões em diversas línguas, incluindo o português.

Na terça-feira, falamos do Rádios Online, um site que agrega rádios do mundo inteiro. Logo na página inicial, encontramos abas que classificam as rádios de acordo a localidade, ordem alfabética e gênero. O seu top 10 de rádios mais ouvidas é composto de estações nacionais, sendo a primeira colocada a Jovem Pan - SP. No Rádios Online, também é possível criar uma conta e adicionar suas rádios favoritas. O site mantém-se atualizado e novas rádios são adicionadas constantemente.

Dando continuidade a série, a terceira rádio comentada foi a Rock Freeday. A ideia era trazer ao público um estilo de música mais pesado, que não é tocado mesmo em rádios de programação rock. Quando você entra no site, a programação já começa a ser executada e o lema que vem logo abaixo do logo, deixa bem claro o estilo "24 horas de heavy e rock". Além de executar músicas de bandas conhecidas do público, a Rock Freeday também compõe sua programação de bandas independentes. Atualmente, o site está selecionando grupos para fazer uma coletânea física e virtual.

O Blip.fm foi o nosso quarto selecionado para compor a série. Fazendo um registro simples, você cria sua página, se transforma num "DJ" e seleciona as músicas que vão fazer parte da programação da sua "rádio". Você pode adicionar usuários, compartilhar sua seleção musical e ouvir outros DJ's. Quando quiser elogiar a escolha de alguém, é só utilizar a ferramenta "Give Props". É possível associar sua conta do Blip.fm ao twitter, assim todos os seus seguidores vão saber o que você está ouvindo. O Blip tem um blog
para manter os seus usuários atualizados e auxiliar no uso do serviço.

No último dia, falamos da Rádio Facom, uma rádio laboratório universitária. Ela funciona dentro da Faculdade de Comunicação da UFBa, mas possui um alcance limitado, praticamente restrito ao campus de Ondina. Por isso, ela também é transmitida online. Toda programação é criada e produzida pelos alunos da faculdade e vai desde músicas até programas de entrevistas, futebol e cinema. A rádio fica fora do ar durante as férias, porém volta assim que as aulas começam, portanto já é possível a partir de hoje até o fim do semestre ouvir a programação da Rádio Facom.

Durante a semana, alguns dos nossos seguidores no twitter sugeriram outras rádios como o Lala, sugestão do Victor Abreu, um site que possui mais de 8 milhões de músicas que podem ser ouvidas de graça desde que você faça um cadastro. Segundo o Domicio Neto, o site foi comprado pela Apple no final de 2009, aparentemente com o objetivo de associá-lo de alguma forma ao iTunes. Já o João Abreu nos indicou o Grooveshark, um serviço de rádio online com grande acervo, onde o conteúdo é feito pelos próprios usuários, que compartilham suas músicas. Então, a saudade de ouvir rádio foi saciada pela nossa série?

0 comentários:

Twitter Updates

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Membros