terça-feira, 9 de março de 2010

A Morte do IE6
Imagem do site IE6 Funeral

Desde 2009, que uma campanha pelo fim do IE6 veem ganhando força na internet, apoiada principalmente por desenvolvedores de web. O navegador foi lançado em 2001 e na época era considerado bom, mas hoje está tecnicamente ultrapassado. Um dos ícones de oposição ao browser é o site IE No More. Em seu conteúdo, existem diversos argumentos negativos, entre eles o fato que, para um desenvolvedor, utilizar diariamente o IE6 "é a coisa mais frustrante e difícil do seu trabalho". O protesto se espalhou pela rede e ganhou destaque entre usuários do twitter, que adcionaram aos seus avatares o símbolo contra o Internet Explorer 6.

Avatares no twitter com o símbolo anti-IE6

O movimento tomou maiores proporções quando o Google resolveu aderir. Primeiro, a empresa sugeriu a utilização de browsers mais atuais e, aos poucos, foi retirando o funcionamento de seus serviços no IE6, até que, em janeiro desse ano, anunciou oficialmente que nenhum de seus produtos funcionaria mais no navegador a partir de primeiro de março. O comunicado veio com sugestões e links para baixar outros programas, como a versão mais atualizada do Internet Explorer, Firefox, Google Chrome ou Safari.

Comunicado oficial do Google

Aparentemente, o golpe final foi dado pelo Youtube. Desde 2009, o site vinha dando avisos que em pouco tempo não funcionaria mais para usuários do IE6. E assim, não causou espanto, quando anunciou que a partir do dia 13 de março (sim, próximo sábado), diversas funções já não estariam disponíveis para quem ainda insiste no navegador. Até a própria Microsoft tomou medidas e chegou a sortear 10 mil dólares e criar uma campanha contra a fome para substituir o uso do IE6. Essas atitudes demonstram uma preocupação por parte da Microsoft, que não quer ter sua imagem arranhada por um produto ultrapassado que continua em uso e também não ameaçar o status do Internet Explorer diante de seus concorrentes.

Essa semana foi criado o site IE6 Funeral, onde é possível "velar o morto" (ou seria morto-vivo) e deixar mensagens de agradecimentos e condolências a sua família e amigos. Ontem, a Microsoft entrou na brincadeira e enviou flores e um cartão para o funeral, agradecendo aos 9 anos de serviço. Mesmo com todo esse movimento contra, o IE6 ainda é o navegador de 20% dos usuários, o que significa que mais ou menos 200 milhões de pessoas terão que escolher rapidamente outro browser, se não quiserem encalhar na internet.

Flores e cartão de condolências enviados pela Microsoft
0 comentários:

Twitter Updates

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Membros