terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Redes Sociais: A Série
Na semana passada, realizamos uma série via twitter que abordou redes sociais diferentes daquelas mais populares como Orkut e Facebook e que podia ser acompanhada através da hashtag #redessociais. Estas redes estão no ar com objetivos e públicos específicos, servindo de ferramenta útil, criando polêmica ou auxiliando no entretenimento.

Logo na segunda-feira falamos da controversa Beautiful People. Na página inicial do site, você encontra os questionamentos: "Aparência importa para você?", "Você quer garantir que todos seus encontros serão com pessoas bonitas?". O processo é o seguinte: você faz a sua inscrição e submete uma foto para que os membros do sexo oposto possam votar e decidir se você é bonito o suficiente para entrar na rede. Essa votação dura 48 horas e pode ser acompanhada por você.

Em janeiro, o site expulsou 5 mil membros, que ganharam peso durante as festas de fim de ano. A varredura foi feita por outros usuários do site "preocupados em manter o padrão de beleza da rede". As fotos foram colocadas novamente para votação e os outros decidiram pela expulsão dos membros, que foram considerados "gordinhos". Greg Hodge, diretor do Beautiful People, alega que tais atitudes apesar de parecerem duras são feitas de forma democrática e votadas por todos os integrantes da rede. Ainda de acordo Hodge, eles recebem diversas reclamações e até ameaças de morte de pessoas que tiveram suas inscrições negadas. Quando inaugurou sua página em português, o site negou a entrada de 55% dos inscritos brasileiros.


Com uma abordagem mais leve e divertida, encontramos o DrinkedIn. Para ser um membro do site, basta ser um apreciador de bebidas. Criando o seu perfil, você tem acesso a dicas de melhores drinks, bares e pubs ao redor do mundo. O uso da rede em território nacional ainda é muito restrito, por isso não existe muita informação sobre bares brasileiros, mas o número de perfis nacionais veem crescendo gradativamente e já possível encontrar fóruns em português do tipo "Como curar uma ressaca".

Tudo no DrinkedIn é sobre bebidas e festas. Na página inicial existe uma lista de coisas a fazer: convidar amigos, formar novos grupos, organizar uma degustação de whisky ou simplesmente se divertir. Daqui até março vai ser possível ver diversos convites e preparativos para o St.Patrick's Day, festa de origem irlandesa em que se comemora vestindo verde e bebendo muita cerveja.

Na quarta foi a vez de falar da Erasmusu. A rede foi criada por quatro jovens da Espanha e é voltada para estudantes que fizeram, fazem ou pretendem fazer intercâmbio. A ideia é conectar pessoas e auxiliar o processo, tirando dúvidas, conhecendo programas, auxiliando a procura por acomodação, tornando-se uma ferramenta útil para intercambistas.

A rede foi criada em 2009 e atualmente possui um pouco mais de 7 mil usuários a maioria de origem espanhola. Além do perfil de estudantes, o Erasmusu permite também que universidades e associações criem contas no site para que estes possam entrar em contato direto e convidar intercambistas para suas faculdades.

Já que estávamos fazendo uma série, nada melhor que abordar uma rede para viciados em outro tipo de série, as de TV. No Icecreen, você cria o seu perfil e adciona a ele seus programas favoritos, contando quantas temporadas e episódios você já assistiu. Apesar de ser em inglês, o site é uma iniciativa brasileira, criado pelo curitibano Cleber Santos.

Acessando a página das séries do Icecreen, você pode encontrar sugestões de outros programas similares, que podem agradar ao seu gosto. Além de marcar quais episódios assitiu, é possível dizer se gostou ou não e fazer comentários sobre cada um deles. Existe também a opção de receber por e-mail notícias, novidades e quais episódios irão ao ar naquela semana.


No último dia da nossa série foi a vez da rede social brasileira Ubizu. O site é voltado para alertar os usuários sobre as melhores festas em suas cidades. Por enquanto, o serviço só se encontra disponível para o Rio de Janeiro e São Paulo, mas existem planos para uma expansão em breve. Criando a sua conta, você pode enviar mensagens de até 100 caracteres para todos os usuários da rede, seus seguidores ou um grupo de amigos específico e informar qual o melhor lugar para se divertir. A ferramenta disponibiliza também o acesso via celular, o que ajuda bastante a vida dos "baladeiros de plantão".

Além das redes sociais mencionadas no twitter da Inoltz, encontramos mais algumas curiosas e úteis: a Bloosee, rede para apaixonados pelo mar; a BabyCenter, voltada para grávidas e mães de recém-nascidos; a LiveMocha, rede de ensino e aprendizado de idiomas online; a Issuu, que nos foi sugerida via twitter por Bruno Trindade e transforma arquivos de pdf em publicações virtuais. Pelo visto, as opções quando se trata de interação social via internet são infinitas. Você conhece mais alguma?
0 comentários:

Twitter Updates

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Membros