segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Formspring.me. Qual a sua pergunta?
Nos últimos meses uma nova plataforma tomou conta da web. O Formspring é um serviço que permite que pessoas - anonimamente ou não - façam perguntas aos usuários do site. O serviço pode ser associado a outras redes como Facebook, Twitter, Tumblr e Blogger, o que tem contribuído para alta velocidade de disseminação da ferramenta. O cadastro é feito de graça e tudo que você precisa é de um e-mail válido para confirmar sua inscrição, ou seja, mesmo cadastrado, suas informações não precisam ser verdadeiras. Depois de criado o perfil, cada um escolhe quais perguntas quer responder e estas ficam postadas em sua página pessoal, acessíveis para qualquer pessoa.

Em uma analogia simples e efetiva, o blogueiro Christiano Rodrigues compara a ferramenta a uma antiga brincadeira de criança: o caderninho de confidências, que era recheado de perguntas de cunho pessoal e, sendo passado de mão em mão, acabava reunindo um perfil dos seus amigos. É assim que funciona o Formspring: tudo aquilo que você teve vontade de saber, mas não teve coragem de perguntar pode ser feito através do serviço. Por isso, uma parte do conteúdo das perguntas é de teor romântico, flertivo ou até mesmo sexual.

O estudante de jornalismo Rodrigo Lessa acredita que apesar do potencial para ser apenas mais um apetrecho da web, o Formspring pode ser útil para fins profissionais ou pessoais. Quanto ao fator anonimato que a ferramenta proporciona, Lessa diz: "A possibilidade de fazer as perguntas anonimamente deixa as pessoas mais à vontade para perguntar qualquer coisa. Nisso, ocasionalmente, alguém mal-intencionado pode se esconder no anonimato para ofender e provocar, mas basta deletar as perguntas desse tipo e só responder àquelas que realmente interessam aos usuários e leitores. A ideia é cada um encontrar a sua maneira de usar o Formspring.me e tirar o melhor proveito do serviço, seja para fins profissionais ou pessoais."

Apesar dos riscos que o anonimato do serviço oferece, alguns famosos já estão aderindo ao Formspring e formando um canal direto de comunicação com seus fãs. O destaque vai pro líder do programa CQC, Marcelo Tas, que apesar de ter optado em apenas responder perguntas de usuários cadastrados, com paciência e uma boa dose de humor, Tas tem frequentado o site e respondido aos questionamentos, alguns relevantes, outros nem tanto.

Bobeiras a parte, algumas experiências começam a transformar a rede num serviço de utilidade pública. O Governo de São Paulo mantém um perfil e responde frequentemente perguntas sobre investimentos do Estado, obras, melhoria de serviços e taxas de impostos. Na Bahia, a vereadora Vânia Galvão também mantém um perfil na rede, onde responde a questões relacionadas aos seus projetos e sua postura como política. Ao ser questionada (via Formspring) sobre a experiência de manter um perfil no site, a vereadora afirmou: "O perfil é bastante recente então ainda temos pouco material para avaliar, mas acho que de qualquer forma é uma experiência positiva. A ideia é criar mais um canal de comunicação com os cidadãos. Já temos o blog, o twitter, o orkut, o slideshare, o flickr, o youtube, enfim, uma série de ferramentas que possibilitam um contato mais direto com a população. Estou aberta a sugestões, críticas e quaisquer questionamentos sobre a minha atuação enquanto vereadora."



O sucesso da ferramenta no Brasil é recente porém profissionais que lidam com mídias digitais já pensam como ela pode ser aproveitada. Hoje diversas empresas mantém perfis em redes sociais para divulgar informações, produtos, serviços e especialmente para ampliar o relacionamento com seus clientes. Assim, o Formspring pode funcionar como um SAC virtual, um canal de comunicação direto com o seu público-alvo. Cabe a cada uma avaliar suas necessidades e designar uma boa assessoria para lidar com as novas mídias.

Abaixo, o vídeo de apresentação da rede:

0 comentários:

Twitter Updates

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Membros