Durante a última semana, realizamos no nosso Twitter uma série de comentários sobre o novo Orkut, que podiam ser acompanhados pela hashtag #SerieNovoOrkut.
A nova versão da rede de relacionamentos mais popular do Brasil foi lançada pelo Google no dia 29 de outubro e estima-se que a migração de todos os usuários para o novo Orkut ocorra até o final do primeiro semestre de 2010. Por enquanto, o ingresso na nova versão do sistema está limitado por meio de poucos convites que alguns usuários recebem para oferecer aos seus amigos.
O novo Orkut tem layout diferenciado, agora, com possibilidade de customização entre 40 opções pré-definidas de cor. Umas das principais mudanças visuais foi a retirada do menu da lateral esquerda, que concentrava o acesso às principais seções e funcionalidades do site. Algumas seções continuam localizadas em uma barra horizontal, onde outras também passaram a dividir um menu cascata sob o título de “mais”. No entanto, para aqueles que já experimentaram, mas preferem continuar utilizando a versão antiga, por enquanto, ainda é permitido alternar a visualização do site entre as duas opções, com apenas um clique.
Layout do novo Orkut, com alertas de próximos aniversários, adição de amigos e recebimento de depoimentos, e registro de atualizações dos amigos
Com a utilização do Ajax, a navegação na nova interface ficou mais rápida, permitindo o carregamento apenas dos trechos da página com o conteúdo requisitado pelo usuário. Há também maior integração com outras ferramentas do Google, sendo possível, por exemplo, acessar o Gmail, Maps e YouTube diretamente do site, além de realizar buscas com a opção de pesquisa interna no Orkut ou em todo o Google.
A página do perfil do usuário se transformou e a maioria das informações pessoais deram lugar a novos recursos e funcionalidades. As atualizações de status ganharam maior destaque, instantaneidade e registro de postagens, permitindo comentários, de maneira semelhante ao Facebook. Os recados agora podem ser visualizados e enviados diretamente da página inicial de cada usuário, onde aparecem juntamente com as últimas atualizações e depoimentos. Outras informações do perfil, como as abas profissional e pessoal, dividem um menu em cascata com os fãs, eventos e mensagens. No lugar onde ocupavam na versão antiga, agora aparecem os aplicativos associados ao perfil do usuário, como o BuddyPoke, por exemplo.
Os alertas de novas adições de amigos e recebimento de depoimentos ficaram mais discretos e, para os novatos, podem passar despercebidos. Apesar de continuarem praticamente no mesmo lugar, agora é necessário clicar no título de chamada para visualizar o depoimento. Da mesma forma, os alertas dos próximos aniversários também mudaram. Agora aparecem em fotos menores e sem maiores informações. Para exibir o nome da pessoa e a data do aniversário, é preciso clicar no campo ou passar o mouse em cima da foto através do recurso tooltip.
Registro de atualizações e campo "meus amigos", com barra de rolagem exibindo todos os amigos do usuário
Da página inicial, pode-se trocar a foto do perfil e localizar amigos ou comunidades com maior facilidade. Além de serem visualizados apenas com a movimentação da barra de rolagem, durante as buscas, os nomes dos amigos e comunidades vão sendo filtrados e exibidos automaticamente de acordo com o texto digitado, embora com imagens e limite de caracteres para o nome reduzidos em relação à versão anterior.
Fotos e vídeos também podem ser adicionados à descrição pessoal e aos depoimentos e os comentários sobre os vídeos favoritos ganharam espaço próprio de visualização, deixando de ser exibidos na página de recados do usuário. As fotos de um mesmo álbum agora são exibidas de uma vez e em uma única página, mas sem a informação do número de comentários de cada imagem. A quantidade de caracteres para as legendas também ficou menor.
Página do perfil do usuário
O novo Orkut ainda está funcionando com uma versão beta, com vários detalhes e funcionalidades a serem corrigidos. Algumas seções e opções continuam remetendo à interface antiga. Por isso, a migração dos usuários tem sido feita gradualmente. O Google ainda não divulgou uma data para o lançamento da versão definitiva do site.